Coração Selvagem

 
O livro Coração Selvagem, de John Eldredge, busca responder questões masculinas como: por que há frustração das mulheres e dos próprios homens com o comportamento e os valores masculinos vigentes na sociedade? Porque os homens são “assim, e não assado”? Entre essas e outras questões John vai fundo e busca algumas respostas e indícios no passado dos homens e no seu desenvolvimento. Sabiamente o autor descreve o masculino, o feminino e a relação entre estes. Uma ótima leitura tanto para homens (que se identificam com várias questões), quanto para mulheres (que têm a oportunidade de aprender um pouco mais da alma masculina). Seguem abaixo pequenos trechos do livro:

Apesar de não ser um livro que fala necessariamente sobre casamento e escolhas, Coração Selvagem (CPAD), de John Eldredge, é uma obra essencial para o homem que deseja casar-se e está à procura de sua costela. Eldredge, que é conselheiro, palestrante, escritor e faz parte do ministério Focus on the Family, tem a habilidade de escrever e falar diretamente ao coração do homem. Atraente e cheio de ilustrações, inclusive de filmes, seu livro fala sobre três questões: que todo homem é um herói, tem uma missão e precisa ter uma companheira para ajudá-lo e acompanhá-lo na missão.
O problema é que, hoje em dia, tudo está bagunçado. Por não terem uma missão definida, os homens acabam achando que as mulheres são a sua aventura. E trocam a missão da vida pela busca de uma companheira. Por isso, quando, finalmente, conquistam uma mulher, perdem o sentimento de aventura, e o casamento torna-se algo sem sentido. Em onze capítulos, o autor fala sobre hombridade, o que verdadeiramente constitui um homem, sobre feridas, paternidade e, finalmente, sobre a necessidade que todo homem tem de ter “uma donzela para salvar” e “uma aventura para viver”.
“Existem três desejos que encontro escritos no fundo do meu coração, e agora sei que não posso mais desconsiderá-los. Eles são fundamentais em relação a quem e o que sou, e ao que desejo ser. Olho para a infância, pesquiso as páginas da literatura, ouço a muitos, muitos homens, e estou convicto que estes desejos são universais, um indício da própria masculinidade. Eles podem estar deslocados, esquecidos ou mal direcionados, mas no coração de cada homem está um desejo ardente por uma batalha para lutar, uma aventura para viver e uma bela mulher para resgatar. Pense nas histórias preferidas dos homens, nas coisas que fazem em seu tempo livre, e especialmente nas aspirações dos meninos pequenos, e veja se não estou certo nisto.”
“Deus agora tem um Inimigo… e nós também. O homem não nasceu dentro de um seriado cômico ou de uma novela, ele nasceu em um mundo em guerra.”
“Eva é oferecida a Adão como seu ezer kenegdo – ou como em muitas traduções, sua “companheira” ou “ajudadora”. Não parece, não é mesmo? Robert Alter diz que esta é “uma palavra notoriamente difícil de traduzir”. Significa algo mais poderoso do que apenas “ajudadora”; significa “salva-vidas”. Em outras passagens das Escrituras, esta expressão só é usada para referir-se a Deus quando precisamos desesperadamente que Ele nos ajude. (…) Eva é fonte de vida; é aliada de Adão. Ambos estão autorizados para viver a aventura juntos. Ambos serão necessários para sustentar a vida, e precisarão lutar juntos.”
“Como Lionel Tiger relata em seu livro, The Decline of Males, os meninos são diagnosticados de três a quatro vezes mais do que as meninas como portadores de Desordens de Deficiência de Atenção (DDA). No entanto talvez eles não estejam doentes; talvez como Tiger diz: “Isto pode simplesmente significar que eles gostem de grandes movimentos musculares e ações assertivas… Os meninos como um todo parecem preferir atividades relativamente turbulentas e móveis, ao invés do comportamento sedado e fisicamente restrito que os sistemas escolares premiam, aos quais as meninas se mostram mais inclinadas por estarem mais de acordo com a sua própria natureza.”

Author

Written by Admin

Aliquam molestie ligula vitae nunc lobortis dictum varius tellus porttitor. Suspendisse vehicula diam a ligula malesuada a pellentesque turpis facilisis. Vestibulum a urna elit. Nulla bibendum dolor suscipit tortor euismod eu laoreet odio facilisis.

Um comentário: